sábado, 14 de maio de 2011

Ágape.

Vejo tanto e portanto vejo nada.
Enxergo tanto nos outros
E em mim nada.
Do tanto que vejo:
Beleza e sapiência
E em mim sinto falta.

Por que ao invés de letras sobre mim
Não brado a triste dor
Daqueles que nem pouco tanto para viver tem?
Há tantos porquês e não encontro resposta.
Tagarelar sobre mim é lixo
É perder-se em deveneio infundado
Perante o qual mudo é prolixo.

Me falta tanto, mas tanto
Que até mesmo me falta amar.
A tudo.
Às árvores, aos passáros, às pessoas...
Mas, pelo meno nisso, não me encontro sozinha.

Se amor houvesse, assim como sementes
Que mundo encantado não seria este?
Existiriam árvores multicoloridas
E flores capazes de cantar e voar
Porque o amor nutre e dá poderes especiais.
Imagine cantar à luz da lua sobre os mitos
Sem ninguém taxar-lhe de louco?
Imagine estender a mão a um idoso
E isso paracer corriqueiro?
Imagine compartilhar metade de seu hamburguer
Sem sentir-se ultrajado?
Imagine dormir com as portas abertas
Sem se preocupar se alguém vai entrar por elas?

Talvez amor seja Deus.
Não um deus relioso que se vende por aí
Nem um deus punitivo, como se impera por aí
Mas um Deus que seja amar.

"Amai-vos uns aos outros
Como eu vos amei."
(Jo 15, 12)
 
Primeira Carta de Sâo João: 
Cap. III "13 Não estranhem, irmãos, se o mundo odeia vocês. 14 Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos aos irmãos. Quem não ama, permanece na morte. 15 Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem dentro de si a vida eterna.
16 Compreendemos o que é o amor, porque Jesus deu a sua vida por nós; portanto, nós também devemos dar a vida pelos irmãos. 17 Se alguém possui os bens deste mundo e, vendo o seu irmão em necessidade, fecha-lhe o coração, como pode o amor de Deus permanecer nele? 18 Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e de verdade. 19 Desse modo saberemos que estamos do lado da verdade; e diante de Deus poderemos tranqüilizar nossa consciência; 20 e isso, mesmo que a nossa consciência nos condene, porque Deus é maior do que a nossa consciência, e ele conhece todas as coisas."

Cap. IV: " 18 No amor não existe medo; pelo contrário, o amor perfeito lança fora o medo, porque o medo supõe castigo. Por conseguinte, quem sente medo ainda não está realizado no amor. 19 Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém diz: «Eu amo a Deus», e no entanto odeia o seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 21 E este é justamente o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também o seu irmão."


P.S.: Não é este um texto de apologia à religião. Na catástrofe em que se encontra o mundo, com pessoas morrendo de fome e sede, enquanto todos viramos o rosto pois não somos nós, talvez só que o falte seja menos egoísmo, que se traduziria em mais amor.  

Paulus - Bíblia - edição pastoral (fonte)

Um comentário:

José Gualberto disse...

Eu acho que...
O amor é Deus. De fato.
Mas as vezes não entendo teu tom de auto-punição ou... sei lá... não é possível que exista uma pessoa tão insatisfeita consigo por fora, por dentro e sobre quase todas as coisas, e ainda consiga ser quase exatamente o oposto do que prega.
ABSURDO!